A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo começou nesta segunda-feira, 7, em todo o Estado do Rio de Janeiro.

Até o dia 25 de outubro, a prioridade é imunizar crianças de seis meses até cinco anos incompletos que nunca foram vacinadas ou possuem esquema vacinal incompleto. No próximo dia 19, acontece o Dia D da campanha para este público citado anteriormente, em que os postos de vacinação ficarão abertos.

Já a segunda etapa de vacinação de adultos, com idade entre 20 e 29 anos e que não tenham tomado duas doses da vacina, acontece de 18 a 30 de novembro. O Dia D para adultos será no dia 30 do mesmo mês, data de encerramento da campanha. A avaliação da necessidade de vacinar ou não é feita pelos profissionais que atuam na imunização, a partir da avaliação da caderneta de vacinação.

Para interromper a circulação viral e controlar o sarampo, é preciso intensificar a cobertura vacinal e atingir a meta de imunização de 95% da população. As contraindicações da vacina são gestantes, pessoas com hipersensibilidade grave conhecida a algum componente da vacina (anafilaxia) ou imunodeficiência.

No levantamento divulgado até o dia 28 de agosto, o Brasil registrou 5.404 casos confirmados de sarampo e seis mortes, sendo quatro delas de pacientes menores de 1 ano. Dos casos confirmados nesse período, 97% (5.228) estão concentrados em 173 municípios do estado de São Paulo, principalmente na região metropolitana. Os outros 176 casos foram registrados em 18 estados: Rio de Janeiro, Minas Gerais, Maranhão, Paraná, Piauí, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Ceará, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Pará Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Goiás, Bahia, Sergipe e Distrito Federal.

© 2020, Redação Maricá. Todos os Direitos Reservados.

error: O conteúdo está protegido !!
× Como podemos te ajudar?