O Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), na Mumbuca, recebe no Dia Internacional da Poesia, celebrado no próximo domingo (21/03), a partir das 19h, o espetáculo “Maria! – 100 ANOS”.

O evento que conta com o apoio da Prefeitura de Maricá será transmitido pela internet, em tempo real, através das redes sociais da Secretaria de Cultura e do realizadores: facebook.com/secretariadeculturamarica e facebook.com/mariaoespetaculo, respectivamente.

Com direção de Inez Vianna, a peça comemora o centenário do cronista e compositor Antônio Maria (1921-1964), ícone do Rio de Janeiro nos chamados “Anos Dourados”, mostrando as crônicas e canções do poeta numa ambientação de volta ao passado, para revisitar os momentos mais importantes da vida do autor.

O tempo cronológico em cena, segundo o ator e dramaturgo Cláudio Mendes, se dá em um dia na vida de Maria, mais precisamente o dia do seu aniversário. E as lembranças do personagem ao longo da data constroem uma biografia no palco que revela uma ampla visão de sua vida e obra.

“Busquei não mimetizar Antônio Maria, ou seja, não houve tentativa de reproduzir sotaques, trejeitos ou voz. Mas o texto todo é dito em primeira pessoa. Então, é Antônio Maria na minha voz”, explica o ator.

Cláudio conta ainda que sua alma ‘colou’ na de Maria desde a primeira leitura do texto e, por isso, quis emprestar ao personagem o seu melhor.

“Nesse espetáculo, quero tentar traduzir para o teatro toda beleza, poesia, humor, acidez, ironia, graça das palavras deste grande cronista, poeta e compositor. E como ele me deu o melhor que havia nele, fazer isso chegar ao público”, conclui. Para ele, vivemos o momento perfeito para se ouvir Antônio Maria: “as pessoas precisam de sua paixão”, acredita o dramaturgo.

No sábado (20/03), véspera da apresentação, o ator vai ministrar uma oficina teatral gratuita – “Maria – Da Crônica à Cena” – das 16h às 18h, também no CEU. Haverá um total de 30 vagas e os interessados podem se inscrever pelo e-mail: oficinamarica@gmail.com . A oficina é voltada a todos que demonstram interesse em teatro e literatura, especialmente atores e autores.

Serviço: “MARIA! – 100 ANOS”

Local: Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU)

Data:  Dia 21/03 (domingo)

Horário: 19h (bate-papo ao final do espetáculo)

Duração: 50 min

Lotação reduzida: 40 pessoas (Haverá transmissão online)

Classificação: livre

Endereço do CEU: km 27,5 da RJ-106, na Mumbuca.

Ficha técnica:

Dramaturgia: Claudio Mendes

Direção: Inez Viana

Elenco: Claudio Mendes, acompanhado ao violoncelo por Maria Clara Valle

Assistente de direção: Marta Paret

Direção musical: Ricardo Góes

Iluminação: Paulo César Medeiros

Figurino: Flávio Souza

© 2020, Redação Maricá. Todos os Direitos Reservados.

error: O conteúdo está protegido !!
× Como podemos te ajudar?