O Dia D de vacinação contra o sarampo imunizou mais de 1.300 pacientes neste sábado (01/02) em todos os postos de saúde de Maricá. De acordo com o Programa de Imunização da Secretaria de Saúde, a procura nas unidades foi acima do esperado. Além da vacina tríplice viral (que previne sarampo, caxumba e rubéola), foi realizada também a vacinação de rotina (vacinas como a pentavalente e contra o vírus Influenza) nos casos necessários.

No início da tarde, a procura era de fato grande no Posto de Saúde Central, onde famílias inteiras foram receber as doses. O público alvo da campanha eram adultos até 49 anos de idade, e muitos foram porque não lembravam se já tinham tomado a vacina, como o casal formado por Gilberto Ramos e Vera Lúcia Miranda, ambos de 46 anos e que moram no Caxito. “Nossas duas filhas estão com a tabela completa, mas nós não tínhamos certeza se tomamos ou não. Na dúvida, é melhor garantir”, disse Gilberto.

Moradora de Jacaroá, Auristela Suassuna Ribeiro procurou o posto central com a mesma dúvida. “Não lembro se me vacinei, então achei melhor tomar logo”, afirmou ela, que tem 58 anos. Também entre os mais jovens houve boa procura na unidade. “Sábado é um dia mais tranquilo e vim para manter minha carteira em dia, é sempre bom”, recomendou a servidora pública Lauany Guimarães, de 20 anos, que mora em Araçatiba e disse que já participou de outras campanhas, como a da febre amarela.

Um novo Dia D contra o sarampo está previsto para o dia 15/02 em seis unidades de saúde do município. Além do posto central, haverá vacinação no São José 2, em Inoã, Cordeirinho, Ponta Negra e Itaipuaçu (Rua 34). “A campanha se tornou importante por causa do último surto de sarampo. Quem não pôde ir no sábado poderá procurar os postos durante a semana para se vacinar, sempre das 8h às 17h”, lembrou a coordenadora do Programa de Imunização, Núbia Brum.

© 2020, Redação Maricá. Todos os Direitos Reservados.

error: O conteúdo está protegido !!
× Como podemos te ajudar?