A Prefeitura começou a discutir o novo Plano Diretor de Maricá. Numa reunião na semana passada, o grupo intersetorial, com representantes de todos os setores do executivo municipal, e a equipe técnica do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM), vencedor da licitação realizada pela Prefeitura para a produção do plano, foram abordados os temas iniciais do trabalho, como levantamento de dados, informações e estudos sobre a cidade que serão norteadoras para elaboração do diagnóstico, como também as propostas do Plano Diretor.

Como estratégia de articulação, foi apresentado o ambiente virtual desenvolvido para a realização das atividades gerenciais do Grupo Intersetorial que conta com inúmeros recursos incluindo um repositório de documentos de referência, fóruns de debate e encaminhamento de solicitações. Ao todo, o Grupo Intersetorial é formado por 23 setores quem compõem a administração municipal, entre secretarias, empresas públicas e autarquias.

Segundo o gerenciador executivo da Revisão Plano Diretor, Will Robson, a primeira reunião com o Grupo Intersetorial foi uma abertura excelente para a amplificação do diálogo do processo: “A participação das secretarias é essencial para um avanço significativo nos estudos em relação a definição das propostas que serão elaboradas nesse processo, e confere as modificações que são necessárias para o município evoluir de acordo com os desafios modernos”, disse.

Durante a reunião, Henrique Barandier, coordenador da revisão do Plano Diretor do IBAM, expôs a importância do plano que constitui o principal instrumento para orientar o desenvolvimento urbano e territorial e apontar as prioridades dos investimentos públicos, para uma cidade sustentável inclusiva e desenvolvida.

Foi ressaltada a importância da participação social no desenvolvimento do plano e apresentados avanços das etapas de trabalho,  como adequação metodológica em função do cenário relacionado com a pandemia do Covid-19, com a finalidade de garantir a ampla participação da população nas atividades participativas, como audiências públicas e oficinas comunitárias.

© 2020, Redação Maricá. Todos os Direitos Reservados.

error: O conteúdo está protegido !!
× Como podemos te ajudar?