O auditório do Instituto Federal Fluminense (IFF), de Maricá, foi o local escolhido para um importante passo para a região: a assinatura do Pacto pela Inovação e Desenvolvimento do Leste Fluminense, na tarde desta terça-feira, 10.

As construções de um campus da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e de uma unidade do Centro de Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cederj) em Maricá foram anunciadas durante o lançamento.

O acordo tem como objetivo promover a inovação permanente para as gerações atuais e futuras, com desafios nos âmbitos urbanístico, econômico e social, tendo como núcleo articulador o Distrito de Inovação do Leste Fluminense, em Maricá.

O ‘Distrito de Inovação’ reunirá na cidade, empresas de base tecnológica, incubadoras de negócios, centros e laboratórios de pesquisa, com parceria entre instituições de ensino e pesquisa, empresas, poder público e sociedade civil.

De acordo com o secretário de Ciência e Tecnologia do Governo do Estado, Leonardo Rodrigues, a Cederj e a Faetec – que teve a construção anunciada em fevereiro – funcionarão em um mesmo prédio, já a implantação do campus da Uerj será no Distrito de Inovação.

“O Governo do Estado irá apoiar e trazer para dentro do polo uma unidade da Faetec e do Cederj. Iremos analisar as necessidades da cidade para aplicarmos os cursos e capacitar a população. Precisamos de mão de obra qualificada para atender essa demanda”, disse.

O superintendente do Parque Tecnológico de Maricá, Tiago de Paula,a cidade foi escolhida por conta da localização estratégica na Região Metropolitana.

O vice-prefeito da cidade, Marcos Ribeiro comemorou a assinatura do pacto.
“Será bom para Maricá e municípios do entorno, a tecnologia se dá em uma continuidade do território. Maricá será referência na tecnologia e inovação, coisas que antes eram impossíveis, hoje já é realidade na cidade”, disse.

O evento foi coordenado pela Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), órgão vinculado à prefeitura da cidade, que executa projetos voltados para o desenvolvimento socioeconômico sustentável do Leste Fluminense.

© 2020, Redação Maricá. Todos os Direitos Reservados.

error: O conteúdo está protegido !!
× Como podemos te ajudar?