Se você está passando as férias na cidade, ou é morador e ainda não teve a oportunidade de conhecer o trabalho das Unidades de Conservação, uma boa dica do Redação Maricá é visitar a sede das Unidades de Conservação, que fica no Espraiado. O local mantém aberto à visitação um EcoMuseu, uma exposição com espécimes da fauna e flora maricaenses, além de disponibilizar um sistema de compartilhamento de bicicletas. E o melhor: as atividades são totalmente gratuitas.

Quem chega à sede, é prontamente recebido por uma equipe responsável por orientar e informar o visitante sobre os ecossistemas de Maricá. O prédio é um patrimônio do poder público municipal, administrado pela Secretaria de Cidade Sustentável, e pode ser considerado como uma subsede do órgão.

No local, podemos encontrar o Ecomuseu Bertha Lutz, um museu de modelo contemporâneo, que exibe uma coleção de fotos da fauna e da flora da Mata Atlântica da cidade. Também é possível observar vários tipos de peixes de água doce, distribuídos em seis aquários; e um aquário marinho, com espécies da orla de Maricá.

A sede ainda mantém uma exposição permanente no Auditório Graziela Maciel Barroso, com uma coleção marinha cedida pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), alguns objetos arqueológicos, animais taxidermizados e espécimes de cobras e insetos da nossa fauna.

E depois desse banho de conhecimento, você ainda pode gastar as energias através da ‘Estação EcoBike’, que disponibiliza para os visitantes um sistema de compartilhamento de bicicletas. Basta a pessoa apresentar a identidade, assinar um termo de adesão, e pronto, recebe duas horas para percorrer a unidade de conservação. E pode renovar esse tempo, se precisar.

A sede está aberta todos os dias, inclusive nos finais de semana, das 08h às 17h, e fica neste endereço: Estrada do Espraiado, sem número, cerca de 900 metros antes da Cachoeira.

A equipe da Unidade de Conservação e a Secretaria de Cidade Sustentável convidam a todos, moradores e turistas, para conhecerem esse patrimônio ecológico.

Fotos: Refúgio de Vida Silvestre de Maricá

© 2020, Redação Maricá. Todos os Direitos Reservados.

error: O conteúdo está protegido !!
× Como podemos te ajudar?