Na manhã deste sábado, 23, a Marinha do Brasil declarou que foi encontrado fragmentos de óleo, compatível com o óleo que contaminou as praias nordestinas e no Espirito Santo, no Norte do Estado na cidade de São João da Barra.

Cerca de 300 gramas de óleo foram recolhidos pela Marinha. Embora a quantidade seja pequena, a preocupação é gigante, pois a praia de Grussaí, onde foram encontrados os fragmentos de óleo, fica muito próxima a Costa do Sol, que é uma importante Região Turística do estado composta do 13 municípios costeiros que vão de Quissamã à Maricá.

Segundo o Almirante Marcelo Francisco Campos, pelos estudos das correntes marítimas, já se esperava que o óleo chegasse a esse ponto. Contudo homens da Marinha e do Ibama, estão monitorando a área.

De acordo com um levantamento feito pelo Ibama, até agora o óleo já atingiu 749 localidades ao longo de 11 estados.

Com tudo, um o professor de engenharia costeira COPPE/UFRJ, Paulo Rosman, acredita que o óleo chegará até as cidades de Buzios e Cabo Frio, “mas é absolutamente improvável que o óleo chegue à cidades como Saquarema, Maricá, Niterói e Rio de Janeiro, pois o padrão de ventos e correntes são completamente diferentes.” afirma o Professor.

O presidente Jair Bolsonaro ainda se manifestou sobre o assunto dizendo: “Nós gostaríamos muito que fosse identificado quem realmente cometeu, no meu entender, esse ato criminoso. Agora, não sabemos quanto de óleo ainda tem no mar. Na pior hipótese, um petroleiro, caso tenha jogado no mar toda a sua carga, menos de 10% chegou à nossa costa ainda. Então, nos preparamos para o pior.”

© 2020, Redação Maricá. Todos os Direitos Reservados.

error: O conteúdo está protegido !!
× Como podemos te ajudar?