A nova cédula de R$ 200 ainda nem foi lançada, mas já está dando o que falar. Além de diversos memes na internet, a cédula, que terá o Lobo-Guará estampado nela, já está sendo falsificada. Segundo informações, pessoas já estariam utilizando a nota de duzentos reais em compras em Madureira. A cédula está prevista para ser lançada no final de agosto. 

O Banco Central do Brasil está preparando a nova cédula para que ela ainda entre em circulação, por isso, a que está circulando entre as pessoas é falsificada. O órgão ainda afirmou que ainda está definindo as características da nota e que ela ainda não está pronta.

“Como a nota de R$ 200 ainda não foi lançada e nem está em circulação, obviamente estamos diante de um caso de falsificação. A falsificação de notas, como sabemos, é crime”, informou o Banco Central. 

Ainda segundo o órgão, o crime de falsificação está presente no artigo 289 do Código Penal e quem o cometer pode cumprir uma pena que varia entre 3 a 12 anos de prisão. O Banco Central também disse que quem utilizar a cédula, mesmo sabendo que ela é falsa, pode ser condenado a uma pena de 6 meses a 2 anos de detenção, mesmo tendo recebido a nota de boa fé.

A diretora de Administração do Banco Central, Carolina de Assis Barros, informou ao Uol como a pessoa deve fazer para identificar uma nota falsa. 

“A primeira coisa é colocar a nota contra a luz e tem que aparecer a marca d’água. Depois, ao tocar na nota há elementos em alto relevo, que variam conforme a cédula, mas que mostram sua autenticidade”, afirmou ela, que também falou que a questão da cor influencia, já que a máquina que pinta as cédulas tem uma espécie de imã com elementos e cores diferentes. 

Até o momento, a Polícia Federal não confirmou se existem investigações em aberto sobre o caso da falsificação. 

© 2020, Redação Maricá. Todos os Direitos Reservados.

error: O conteúdo está protegido !!
× Como podemos te ajudar?