A crise que o mundo vive atualmente devido ao coronavírus obrigou a população a se adaptar rapidamente a mudanças bruscas em seu estilo de vida. Como consequência, muitos começaram a sofrer com níveis elevados de estresse, ansiedade e pânico. Isso está acontecendo com você? Então não perca alguns conselhos para espairecer durante a quarentena.

Saber lidar emocionalmente com esta situação é fundamental para que ela não deixe marcas. Por isso, é importante aprender a fazer exercícios de introspecção que lhe permitam se aproximar do seu “eu interior” e, assim, espairecer a mente e afastar os pensamentos angustiantes que parecem tão presentes neste momento.

10 conselhos para espairecer durante a quarentena

O fluxo constante de notícias negativas relacionadas ao coronavírus e o isolamento social desencadearam vários problemas de saúde mental nas pessoas. Enquanto alguns conseguiram superar a situação, outros sofrem dia após dia com estados de ansiedade, preocupação e até insônia.

O problema é que a mente fica oprimida com tantas notícias sobre a doença e com o fato de ser obrigada a lidar com uma situação de isolamento inédita. Por causa disso, muitos sentem uma necessidade de aprender a espairecer e gerenciar melhor as emoções. A seguir, vamos listar algumas recomendações.

1. Compartilhe

Isso vai fazer você sair da sua própria prisão mental. Há pessoas que estão muito vulneráveis nesse momento, como os idosos. Se você compartilhar parte dos seus alimentos, vai estar ajudando-os e isso vai permitir esquecer um pouco a sua situação particular.

2. Reconecte-se com a sua família

Embora este seja um momento para ficar em casa, lembre-se de que existem muitas redes sociais e dispositivos tecnológicos que permitem manter a comunicação com aqueles que amamos. Essas pessoas são fundamentais como rede de apoio e para levantar o humor quando mais precisamos.

3. Faça uso da sua varanda ou janela

Tome sol pelo menos meia hora por dia. Além de bronzear a pele, você vai poder aproveitar o seu espaço e recarregar os ânimos com a vitamina D. Lembre-se de passar protetor solar.

4. Organize a sua varanda

Você pode dar diferentes usos à sua varanda e, em função do que escolher, pode decorá-la de uma forma bonita. Talvez seja um ótimo lugar para desenhar ou pintar, por exemplo, por isso um cavalete poderia ser uma boa escolha.

5. Encha a sua varanda de plantas

As plantas podem ajudar a espairecer porque requerem cuidados todos os dias. Além disso, se você tiver vontade, pode até criar a sua própria horta.

6. Leia um livro

Perca-se entre as suas páginas e suas maravilhosas histórias. Nada melhor do que uma viagem literária para nos desconectarmos do presente e esquecermos todos os problemas.

7. Pratique a meditação

Meditar não significa deixar a mente em branco, mas sim se concentrar no aqui e agora. Se você não souber muito bem o que fazer a princípio, não se preocupe, você pode fazer uma meditação guiada no começo e seguir o seu próprio ritmo depois.

8. Experimente fazer pilates

O pilates pode ajudar a reduzir a sua carga de estresse e aumentar a sua sensação de bem-estar. De acordo com um estudo publicado no Muscles, Ligaments and Tendons Journal, o pilates ajuda a manter a forma física.

Além disso, melhora a flexibilidade e ajuda a cuidar da saúde articular. Isso é algo muito importante, especialmente agora que estamos mais sedentários em casa.

9. Recorra ao mindfulness

Todas estas técnicas estão sendo muito usadas para evitar sobrecarregar a mente. Com estes métodos, você pode se desconectar por um momento de tudo que está acontecendo ao seu redor, e buscar a calma de que você precisa no seu interior.

10. Dedique tempo a si mesmo

Se você nunca havia tido tempo suficiente para si mesmo, agora é a oportunidade de se mimar. Estar em casa é a desculpa perfeita para se cuidar. Dedique um tempo ao exercício físico, a tratamentos estéticos e a qualquer atividade que faça você se sentir bem.

Refletir para espairecer durante a quarentena

Em última instância, para espairecer durante a quarentena, é importante refletir. Você pode ver esta situação como uma oportunidade para abandonar maus costumes, cuidar dos demais e melhorar os seus hábitos em prol do planeta.

Esta situação não vai continuar eternamente. Saiba que é um momento do qual, em breve, você poderá se lembrar sem a carga de ansiedade que ele provoca no presente. Tente relaxar, evite ler notícias demais e aproveite o seu tempo fazendo atividades que te façam bem.

© 2020, Redação Maricá. Todos os Direitos Reservados.

error: O conteúdo está protegido !!
× Como podemos te ajudar?