O dia Mundial da Saúde foi criado em 1948, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), por conta da preocupação de seus integrantes em manter o bom estado de saúde das pessoas do mundo, bem como alertar sobre os principais problemas que podem atingir a população.

Mas o que é ter saúde? Segundo a OMS, saúde é o mais completo estado de bem estar físico, mental e social e não a simples ausência de doença.

Ou seja, uma pessoa saudável não é aquela que está doente, mas a que tem o corpo e a mente funcionando em harmonia, desempenhando os papéis que cabem a cada um e proporcionando o máximo de bem-estar, disposição e vitalidade.

Como cuidar da saúde das pessoas? Cabe aos governantes ter a responsabilidade de levar a saúde pública dos Municípios e Estados a sério. Esses devem cuidar de aspectos ligados às suas responsabilidades, capacidades e verbas.

Ao oferecerem saneamento básico, campanhas de vacinação, prevenção de doenças, campanhas de conscientização educativas como: Alimentação adequada e saudável, Higiene, Prática regular de exercícios físicos, Prevenção da obesidade, Hipertensão Arterial, Diabetes, entre outras doenças que merecem total atenção o ganho em qualidade de vida torna-se imensurável.

Esta data é um dos mais importantes instrumentos da OMS para promover um amplo debate público sobre questões de Saúde no mundo.

Iniciativas sustentáveis a favor da sobrevivência, saúde e bem-estar das pessoas são de grande importância e muito bem vindas.

© 2020, Redação Maricá. Todos os Direitos Reservados.

error: O conteúdo está protegido !!
× Como podemos te ajudar?