A Prefeitura de Maricá recebeu a visita de três vereadores de Recife nesta terça-feira, 15. Os vereadores Liana Cirne (PT), Rinaldo Junior (PSB) e Dani Portela (PSOL) são integrantes da Frente Parlamentar da Renda Básica e estão interessados em conhecer e aplicar no município do Nordeste a experiência bem sucedida de Maricá com programa de Renda Básica da Cidadania (RBC).

Recepcionados pelo prefeito Fabiano Horta, os representantes do Poder Legislativo pernambucano fizeram também visitas ao comércio do Centro e ao Banco Mumbuca para entenderem como funciona o sistema, além de ao Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM) e da Empresa Pública de Transporte (EPT), onde conheceram os ônibus tarifa zero e as bicicletas ‘Vermelhinhas’, também oferecidas gratuitamente à população.

“Os vereadores de Recife estão conhecendo as experiências que Maricá tem irradiado. A Renda Básica de Cidadania e o transporte de tarifa zero são centrais, e têm exemplificado para o Brasil que é possível construir uma política pública de inclusão, que é possível e necessário garantir direitos à população”, disse o prefeito.

Vereadores querem ‘Maricá no Recife’

A vereadora Liana Cine, líder da bancada petista na Câmara Municipal do Recife, contou que a Frente Parlamentar pela Renda Básica estuda meios de viabilizar a implementação de uma renda básica universal na cidade do Recife.

“Maricá é referência nacional de renda básica de cidadania, e também é pelo transporte público gratuito à população. Maricá faz todo um sonho se materializar, e prova que decisões políticas firmes e gestão correta podem tornar realidade aquilo que para nós, por enquanto, ainda é um sonho.

O prefeito Fabiano comentou a inspiração de Maricá para Recife:

“Estamos aqui de portas abertas nessa interação para que possamos construir no Brasil a renda como um valor e um direto de todos”, declarou.

“Essa visita tem se mostrado uma experiência incrível. Voltamos para Recife com o horizonte ampliado. Maricá é um exemplo de cidade onde os serviços públicos funcionam. O município tem o ônibus tarifa zero e as Vermelhinhas me chamaram muito a atenção, além da moeda social Mumbuca, que gira na cidade gerando renda e emprego”, disse Reinaldo Junior, presidente da Frente Parlamentar pela Renda Básica do Recife.

A vereadora Dani Portela emendou:

“Viemos buscar essa inspiração em Maricá, de conhecer um projeto bem sucedido de uma renda social, de enfrentar essas desigualdades, as desigualdades inclusive que vemos nas periferias”, disse.

Fonte: PMM
Fotos:  Vinícius Manhães

© 2020, Redação Maricá. Todos os Direitos Reservados.

error: O conteúdo está protegido !!